ASTRONOMIA
ASTRONOMIA : - Ciência que estuda a posição, os movimentos e a constituição dos corpos celestes. Admite-se que a astronomia tenha nascido na Mesopotâmia, onde os sábios sabiam prever os eclipses, porem, foi na Grécia que ela se desenvolveu mais tarde.
Aos primeiros sábios, como, Aristóteles, Platão, Copérnico, Kepler, Galileu,Newton, Verrier, Hubble e a muitos outros, ficamos a dever muito do que hoje se conhece.
Sempre fui um apaixonado por tudo a que a astronomia nos dá a conhecer.
Ainda sou do tempo em que através de observações astronómicas se calculava o azimute astronómico, o cálculo da latitude, de coordenadas, etc., que me fazia passar umas boas horas à noite fazendo as observações necessárias, assim como, de dia para a meridiana solar.
Quantos dias e horas passei fazendo cálculos à mão, servindo-me de tabelas de valores naturais, logaritmos , taqueométricas,etc., que hoje nas faculdades os alunos nem sabem da sua existência, porque os cálculos são feitos com máquinas de calcular com valores científicos, apenas têm que saber as formulas e aplicar os valores obtidos nas observações. No meu curso apenas usávamos a célebre BRUNSVIGA, que apenas dava para as operações mais simples.
Quantas fórmulas tínhamos que saber de cor, a maioria das quais hoje, sinceramente já nem me recordo. Além de álgebra a trigonometria foi sempre uma disciplina que me envolveu.
Isto hoje vem a propósito, por verificar como a evolução dos tempos nos transmitem muitos conhecimentos preciosos, com as novas tecnologias, cada vez mais avançadas.
Nos dias de hoje, com os instrumentos topográficos sempre em actualização,tal como acontece com a informática, quanto trabalho poupam aos técnicos e mais precisão nos dão.
Com os satélites existentes no espaço e com os que estão permanentemente a ser construídos e postos em órbita, já nos permitem saber em que local nos encontramos , medir distâncias com uma precisão incalculável e impensável há por exemplo, trinta anos a esta parte.
Com os GPS existentes e postos à venda ao público, só se perde quem quiser.
Com ele, qualquer pessoa pode deslocar-se pelo planeta Terra à vontade, sem medo de se perder.
Um comentário:
Como é que tu, tendo decerto um GPS, me perguntas o caminho de casa?
He...he...he.. só para brincar!
Estás a entender agora pq é que os netos já nem precisam de saber a tabuada?
É isso aí, amigo, nós gastámos as pestanas com muita coisa imprestável, pensam eles (por enquanto...)!
Um abraço
Postar um comentário